segunda-feira, 6 de junho de 2011

RIVALIDADE SADIA X RIVALIDADE DOENTIA




Em tudo na vida existe rivalidade, desde nossa concepção na luta pela vida com destino ao óvulo, até na escola, trabalho, namoro etc.

Não seria diferente nas quadrilhas juninas, mas o que me chama a atenção é a forma de rivalidade que é geralmente aplicada, e infelizmente notadamente difundida nesta modalidade em questão, viajando e conhecendo mais a realidade dos grupos da região, notei que existe uma pequena parcela (mas existe!) de representantes juninos que encaram as competições de quadrilhas como uma guerra!Literalmente ao pé da palavra, nessa hora não tem gentileza, educação, respeito, vale tudo pra ganhar, se tiver que xingar a mãe, bater, roubar, eles não pensarão duas vezes para fazer isso, e eu me pergunto de quem é a culpa?

90% desta culpa são das pessoas que administram os grupos culturais e contribuem bem ou mal para a formação do caráter destes jovens, a partir do momento que se prega o respeito, trabalho e dedicação, essas palavras se transformam em valores adquiridos pelos componentes que os seguem, da mesma forma que se pregada a intolerância, desrespeito, incentivo á bebidas alcoólicas, e as palavras de baixo calão são usadas de maneira banal, igualmente isso se refletirá nas atitudes de seus comandados.

Não custa frisar:

Os dirigentes, diretores e presidentes de grupos tem uma importância e uma influência vital para a formação do caráter destes jovens para o bem ou para o mal...

Ai você escolhe se quer formar um cidadão, ou transformá-lo em um monstrinho inconseqüente de boca suja.

Que futuro e que índole queremos que nossos jovens tenham? Cabem também aos pais fiscalizarem e se informarem quem são as pessoas que estão á frente destes grupos e quais as metodologias aplicadas com os componentes que os integram.

O que mais alegra uma diretoria de um grupo comprometido com o trabalho não são os títulos ou vitórias, e sim a elevação do caráter e principalmente o crescimento pessoal de cada integrante, ver que uma pessoa entrou tímida e com medo de tudo, e no final está comunicativa, espontânea, responsável e exercendo responsabilidades que no futuro agregarão para sua vida pessoal e profissional. Essas são as reais vitórias que eu mais me orgulho, o resto é conseqüência do que fazemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens ofensivas serão automaticamente deletadas

Pesquisar este blog