segunda-feira, 21 de novembro de 2011

OS QUADRILHEIROS SÃO VAGABUNDOS?


A intenção primordial deste Blog além de divulgar qualquer coisa referente ao Grupo Cultural Filomena Forrozera, é Também fazer uma reflexão do cenário quadrilheiro de um modo geral, mostrando as qualidades e suas principais dificuldades a serem superadas.
Sei que o tema acima é forte, mas deixe-me explicar: Tem setores da sociedade constituída por pessoas de “respeito” que vêem nosso trabalho com um preconceito tão grande, que a falta de conhecimento leva a enormes equívocos, eu já ouvi vários comentários absurdos, tais como: “você não tem o que fazer?” ou “isso não é coisa pra criança?” poucos sabem ou fingem que não sabem que os Grupos Culturais Juninos tem uma importância tão ou mais importante que instituições financiadas pelo Governo para o trabalho direto com o jovem e adolescente, sem falar na dificuldade financeira que é gerir uma instituição sem fins lucrativos e ainda sim ser obrigado sempre a se obter bons resultados. Não posso falar por todos, mas tenho certeza que em sua grande maioria o que se prega em cada grupo em primeiro lugar é o respeito mútuo, dedicação, amizade, trabalho e sem falar é claro da superação de limites que é constante.
Enfim, um número grandioso de adjetivos que são imprescindíveis para uma época tão difícil como a formação de caráter de um jovem que se propõe a 4 ou 5 meses de ensaios diários, então imagine você quando eles são 70 ou mais por grupo!
E caso não existissem os Grupos Culturais? onde esses jovens poderiam estar? Um boa parcela poderia estar em situação de risco fazendo Deus sabe o que, com quem sabe o onde.
E no final das contas você escuta a famosa frase outra vez: “você não tem o que fazer?”
Por essas e outras pense duas vezes entes de criticar um trabalho.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FILOMENA FORROZERA FAZ SETE ANOS! (ATUALIZADO)





História da Filomena

No mês de Outubro, a Filomena estará completando sete anos de fundação e história, e para comemorar, estarei fazendo um retrospecto de todos esses anos passados até aqui de uma maneira compacta e resumida para não ficar cansativo.



Principais títulos e conquistas:

Quadrilha:

2005: Campeão Buritiramense
2006: 3º colocado em Buritirama
2007: Campeão Buritiramense
2008: 2º colocado em Buritirama, 2º colocado em Barreiras, 7º colocado em Brasília
2009: Campeão Buritiramense, Campeão em Riachão das Neves, 5º colocado em Barreiras
2010: Campeão Buritiramense, Campeão em Riachão das Neves, Campeão em Barreiras
2011: Campeão Buritiramense, Campeão em Riachão das Neves, 3º colocado Barreiras

Prêmios de melhor marcador:

2008: Buritirama, Barreiras
2009: Buritirama, Riachão das neves
2010: Buritirama, Riachão das neves, Barreiras
2011: Buritirama, Riachão das neves, Barreiras




2005

O ano era 2004, Buritirama era representada praticamente por apenas um grupo, vendo a necessidade de que Buritirama precisaria ampliar o seu leque de opções culturais, nasceu o GRUPO CULTURAL FILOMENA FORROZERA, muito foi pesquisado e estudado para que pudéssemos logo na estréia ter chances reais de vitória, pensando nisso os ensaios começaram em Outubro de 2004, naquele ano trouxemos muitas novidades no estilo de dançar que até hoje são usadas como: Trilha sonora, tema, novo posicionamento dos dançarinos, coreografia, camisetas personalizadas. Até a participação da torcida começou depois da Filomena. Todo esse trabalho foi coroado com o nosso primeiro título Buritiramense de 2005
Curiosidades deste ano: O maior problema enfrentado pela diretoria da Filomena foi montar um grupo do zero, e convencê-los a ensaiar quadrilha no mês de Outubro. 

INTEGRANTES DA FILOMENA EM 2005


PRIMEIROS ENSAIOS

PRIMEIRO CHAPÉU



2006
Em 2006 foi um ano muito importante como aprendizado e evolução, fomos mordidos pela mosca azul da arrogância e não queríamos mais evoluir, simplesmente achávamos que o trabalho do ano anterior era perfeito e só precisava de poucos retoques para conseguirmos o Bi-campeonato, quebramos a cara legal, considero esse ano como um dos mais importantes da existência da Filomena, pois foi a partir deste dia que descobrimos da pior forma que: “achar que é bom”, é uma coisa,  mas “ trabalhar sempre querendo evoluir” é outra completamente diferente, calçamos as sandálias da humildade e voltamos a estaca zero, poderíamos ficar acomodados e culpar os outros pela nossa derrota ( coisa que acontece muuuito hoje em dia) mas não, queríamos crescer e o reconhecimento de nossas limitação é o 1º passo.
Curiosidades:  Foi o Primeiro ano que saímos de Buritirama para se apresentar em outras cidades, na ocasião fomos a Júlio Borges.

INTEGRANTES DA FILOMENA EM 2006
 APRESENTAÇÃO NO ANTÔNIO RODRIGUES



2007

Em 2007 tivemos que começar o projeto do zero, era arriscado, mas era a única maneira de almejar um título novamente, nos embasamos no trabalho da quadrilha campeã nacional de 2006, com o tema “O auto da compadecida” foi muito importante para a firmação do grupo, a partir desta apresentação que é uma das preferidas pelos fãs pela união de uma trilha sonora arrebatadora junto a uma coreografia leve e animada aliada a uma marcação inovadora e eficiente, o formato usado naquele ano é usado até hoje.
A partir daquele dia, a Filomena deixou de ser vista como quadrilha “pequena” e arrebatou de vez o coração do povo Buritiramense.
Nos sagramos Bi-campeões naquele ano.
Neste mesmo ano a filomena foi o primeiro grupo a gravar um DVD.
Curiosidades deste ano: O marcador teve muita dor de cabeça para decorar um texto imenso que contava a história e ao mesmo tempo marcava  a coreografia, mas no final deu tudo certo.


PRÊMIO MELHOR MARCADOR DA REGIONAL DE BARREIRAS
VOLTANDO A BARREIRAS PARA BUSCAR O PRÊMIO, SÓ QUE DESTA VEZ DE
ESCOLAR...




2008

Em 2008, e nos lembrando de 2006, a Filomena sabia que tinha um bom tema, mas não poderia se acomodar novamente, esse ano é marcado pela coragem e vontade de criar algo próprio e foi decidido criar um  tema do zero, e foi criado o tema: “Buritirama, verdade e fantasia, ficção com poesia” esse tema é considerado por muitos até hoje como um dos melhores, pois usamos elementos do cordel e da poesia que influenciam as temáticas do grupo até hoje. Outra ousadia daquele tema era a abertura que consistia em surpreender o público com as meninas saindo das malas.
E em paralelo a isso tudo Também estávamos ensaiando o tema do “Auto” para representar Buritirama no Regional de quadrilhas em Barreiras, no regional competimos com mais de 25 quadrilhas da região Oeste, a Filomena na sua estréia ficou empatada em primeiro lugar com outra, e ainda teve o seu marcador escolhido como o melhor do evento, nos critérios de desempate ficamos em segundo o que abriu uma vaga para nos apresentar em Brasília naquele mesmo ano.
Já na competição Buritiramense também ficamos empatados em primeiro e novamente no desempate ficamos em segundo lugar, novamente o Marcador Miguel da Filomena foi escolhido o melhor do evento.
Em Brasília dentre as 10 quadrilhas melhores de seus estados a Filomena ficou em 7º lugar.
Curiosidades: na viagem á Brasília o ônibus quebrou e ficamos quase 12 horas esperando que o mesmo seja consertado.










2009

Em 2009 o grupo teve um grande choque de gestão, uma parcela da diretoria junto com alguns dançarinos não se identificaram mais com a metodologia de trabalho que a Filomena estava conduzindo, e resolveram montar outro grupo que se adequasse a sua maneira de trabalho , a partir deste momento os remanescentes da Filomena tiveram sua capacidade de conduzir questionada por muitos, porém, conseguimos grandes conquistas:
Sabíamos que o tema de 2008 teve seus defeitos, porém as qualidades também eram formidáveis, montamos o projeto: “Cordel dos sonhos” com o tema: “Lampião, era o cavalo do tempo atrás da besta da vida”  o  tema foi embasado em um cordel de Jose Pacheco ( Lampião vai para o céu, Lampião vai para o inferno) e uma música de Luiz Gonzaga que usamos na abertura, a partir destes dois elementos criar o resto foi muito fácil.
Com o tema pronto, partimos para as viagens, em Barreiras ficamos em 5º lugar, em Riachão das Neves ficamos em 1º lugar e o melhor marcador, importante ressaltar que a Filomena foi a 1º quadrilha baiana fora de Barreiras a ganhar esse título.  (Segue o link http://www.novoeste.com/index.php?page=news&op=readNews&id=219&title=Filomena-Forrozeira-e-a-campea-no-torneio-de-quadrilhas-em-Riachao-das--Neves)
Em Buritirama também ficamos em 1º lugar e também com o melhor marcador.
Ainda no mesmo ano a Filomena foi contemplada com o seu projeto, no “Pontinhos de Cultura 2009” onde o dinheiro foi investido no próprio grupo melhorando e aperfeiçoando ainda mais.
Curiosidades:  Ouve uma grande dificuldade em dar linearidade nas músicas e a história, mas com muita insistência o resultado foi positivo e alcançamos nosso resultado.

COMPONENTES FILOMENA 2009







2010

Em 2010 por conta da conquista do “Premio pontinhos de Cultura” éramos obrigados a apresentar o tema “Lampião” novamente, porém para não repetirmos erros passados, o que já era bom, resolvemos melhorar, reformamos completamente os trajes femininos e masculinos, incorporamos quatro novas músicas e melhoramos a coreografia juntamente com a marcação.
Partimos para as viagens e os resultados positivos foram aparecendo, em Barreiras ficamos em 1º lugar juntamente com o melhor marcador, em Riachão das neves ficamos em 1º lugar juntamente com o melhor marcador, em Buritirama ficamos em 1º lugar juntamente com o melhor marcador, além de uma apresentação em Ipupiara.
As conquistas foram muito importantes em especial em Barreiras, pois ganhar na casa de alguns concorrentes não teve preço.
Com a vitória em Barreiras o grupo conseguiu uma vaga para representar Buritirama em Salvador no estadual em 2011.

COMPONENTES FILOMENA 2010




2011

Com o fim do projeto “ Pontinhos de cultura” a diretoria da Filomena queria inovar novamente e partir para um novo projeto, dentre muita pesquisa ficamos entre três temas, debatemos muito sobre qual escolher, e no final escolhemos falar sobre Luiz Gonzaga com a temática : “Um conto de Luiz” as próprias músicas de Luiz iriam nortear a história a ser contada, elevamos o grau de dificuldade das coreografias de uma maneira jamais vista juntamente com as marcações ainda mais inovadoras, os trajes feminino e masculino foram confeccionados do zero, tudo isso com muito cordel, poesia e alegria que hoje é a cara da Filomena  sem deixar de mencionar que a grande inovação deste ano foi uma troca de roupa no meio da apresentação. 
Novamente as viagens aconteceram em Salvador fizemos uma ótima apresentação (segue o endereço http://www.saojoaobahia.com.br/noticias/o-concurso-de-quadrilha-inicia-se-hoje-com-filomena-forrozeira-no-pelo/) infelizmente até hoje não sabemos nossa colocação geral.
Em seguida dançamos e Riachão das neves e novamente ficamos em 1º lugar juntamente com o melhor marcador, em Barreiras ficamos em 3º lugar juntamente com o melhor marcador, e em Buritirama ficamos em 1º lugar juntamente com o melhor marcador.
Após a apresentação em Buritirama a Filomena foi convidada a fazer a abertura do Show de Paula Fernandes em Presidente Dutra.
E por essa linda história de garra e superação eu só posso dizer PARABÉNS FILOMENA FORROZERA!


FILOMENA EM SALVADOR, COMPETINDO O ESTADUAL


FILOMENA EM BARREIRAS 2011


CARTAZ DA APRESENTAÇÃO DA FILOMENA
COMPONENTES FILOMENA 2011

FILOMENA EM SALVADOR






APRESENTAÇÃO FILOMENA RIACHÃO DAS NEVES








LEMBRANÇAS DE LAMPIÃO


sábado, 5 de novembro de 2011

FOTOS FILOMENA EM RIACHÃO DAS NEVES

                    FILOMENA FORROZERA É SHOW!!!

 FILOMENA FORROZERA É SHOW!!!


 FILOMENA FORROZERA É SHOW!!!

 FILOMENA FORROZERA É SHOW!!!

 FILOMENA FORROZERA É SHOW!!!

 FILOMENA FORROZERA É SHOW!!!

 FILOMENA FORROZERA É SHOW!!!

 FILOMENA FORROZERA É SHOW!!!

 FILOMENA FORROZERA É SHOW!!!

 FILOMENA FORROZERA É SHOW!!!

Pesquisar este blog